TEMPO RESTANTE PARA AS ELEIÇÕES AUTARQUICAS

Apresentação de Marco Martins

Marco Martins

Marco Martins

Apresentação

Nasceu e desde sempre viveu em Gondomar, na freguesia de Rio Tinto. Tem 38 anos e é um dos autarcas mais dinâmicos da região Norte.
 
Exerce funções autárquicas desde os 20 anos, tendo sido deputado na Assembleia de Freguesia de Rio Tinto entre 1999 e 2005. Desde então foi Presidente da Junta de Freguesia de Rio Tinto, tendo sido reeleito em 2009 com a maior votação de sempre em Rio Tinto, sendo no anterior mandato, no País inteiro, o autarca de Freguesia eleito com o maior número de votos. Foi dirigente da ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias.
 
Fez parte de diversos órgãos concelhios, distritais e nacionais da Juventude Socialista e do Partido Socialista.
 
Em Rio Tinto, foi o principal rosto do Movimento Pró-Rio que, em 1997 e 1998, juntamente com alguns cidadãos, conseguiu embargar as obras de entubamento e desvio do leito do rio Tinto, impedindo assim a edificação de habitações na zona do antigo leito.
 
Estudou até ao 12º ano no concelho e no Ensino Secundário já fez parte do movimento associativo estudantil. Mais tarde, no Ensino Superior, foi Presidente da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), representante dos alunos nos vários órgãos diretivos e membro da Direção da FAP (Federação Académica do Porto). É licenciado em Gestão e está a concluir um mestrado em Administração Pública com especialização em Gestão Autárquica na Universidade do Minho.
 
Profissionalmente, é desde 1999 técnico de administração tributária da Autoridade Tributária e Aduaneira, funções que interrompeu em 2005 quando ganhou, pela primeira vez, as eleições para a Junta de Freguesia de Rio Tinto. Anteriormente exerceu diversas atividades em “part-time”, que complementava com os estudos e o voluntariado.
 
Desde os 14 anos de idade, começou a exercer a atividade de Bombeiro Voluntário, atividade que ainda hoje desempenha como elemento do quadro ativo dos Bombeiros Voluntários da Areosa – Rio Tinto.
 
Além da Presidência da Câmara Municipal de Gondomar é, atualmente, Coordenador do grupo de Transportes e Mobilidade da Área Metropolitana do Porto, Presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil, vogal do Conselho Diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses e Admnistrador Não Executivo da Metro do Porto, SA.